Ação foi definida após reunião da Secretaria Municipal de Saúde com equipe técnica do Ministério
A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei informou, na noite deste sábado (28/10), que vai revisar todos os prontuários médicos junto às instituições de saúde onde as crianças infectadas pela bactéria Streptococcus foram atendidas. Também ficou definido que será necessário verificar o fluxo de testagem para casos suspeitos da infecção. As ações foram determinadas após a visita técnica da equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia do Ministério da Saúde (EpiSUS-MS) e também de da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) neste fim de semana.
A morte de três crianças, com idades entre 3 e 10 anos, além de outros casos de internação por suposta contaminação pela bactéria streptococcus estão sendo investigados na cidade. A streptococcus é um microorganismo que pode causar infecção na garganta e na pele e é transmitido por meio da saliva e secreções respiratórias.
Segundo nota oficial da secretaria, durante a reunião foram colhidas informações mais detalhadas sobre os casos suspeitos a serem investigados. A secretaria informou que já reforçou a adoção de uma série de medidas mais urgentes, como a coleta de amostra para exames laboratoriais e o treinamento das equipes de Saúde para o atendimento e diagnóstico imediato.
De acordo com o órgão, após a conclusão da investigação, novas medidas de prevenção, ainda não adotadas, serão anunciadas.
Secretário criticou suspensão de aulas
Na última quinta-feira (26/10), o secretário de Estado de saúde, Fábio Baccheretti, criticou as medidas adotadas por prefeituras – como suspensão de aulas, desinfecção de escolas e aquisição de testes rápidos -, que, segundo ele não são “efetivas” e “alimentam” preocupação e pânico entre os pais.
As amostras que foram coletadas relativas aos casos ocorridos no município continuam passando por análise da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e os resultados são aguardados.
A SES orienta que em casos de sintomas como febre, garganta inflamada e descamação da pele, a orientação à população é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para diagnóstico correto e tratamento adequado.
Fonte: Otempo.com.br