Catrans e Saúde promovem palestras pela melhoria da qualidade do trânsito

Os temas da educação no trânsito e da direção defensiva foram amplamente abordados nas palestras que aconteceram na manhã de quarta-feira, dia 4, no Educandário Dom Silvério. Promovido pela Catrans e Secretaria de Saúde, o evento foi direcionado a mototaxistas, moto entregadores e demais profissionais ou usuários dos serviços de transporte em nosso município.
A primeira palestra foi proferida pelo médico Joseph Freire, especialista em Medicina do Tráfego. Na oportunidade, ele ressaltou a importância do exercício da ética e da cidadania no trânsito, afim de minimizar riscos de acidentes. “No trânsito, seja você pedestre ou motorista, é preciso sempre se colocar no lugar do outro”, disse ele, lembrando ainda que a educação no trânsito não é de responsabilidade exclusiva do poder público, mas dever de toda a sociedade.
O técnico em Trânsito da Catrans, Bruno Saragoza, fez um apanhado dos principais desafios da mobilidade urbana, comuns às grandes cidades, e que também já fazem parte da realidade de Cataguases, sobretudo com o aumento do número de veículos em circulação.
O mototaxista Adeilton de Freitas elogiou a importância do evento, mas chamou a atenção para a necessidade desse tipo de campanha de conscientização chegar com mais ênfase aos pedestres. “Os condutores já recebem diversas instruções dos órgãos fiscalizadores e nas autoescolas, mas é fundamental que todos sejam chamados a essa responsabilidade”, comentou.
O coordenador da Catrans, Fabrício Zulato, destacou os últimos esforços do setor, como o retorno e a ampliação dos semáforos em operação, a bilhetagem eletrônica nos ônibus e a implantação do sistema radial (ônibus no sentido Bairro – Centro). Citou ainda as perspectivas para a municipalização do trânsito e o gradual aumento do orçamento destinado à Catrans. “Tudo isso deve se traduzir em mais recursos para investirmos em educação, na prevenção e na fiscalização, visando mais segurança e melhoria na qualidade do trânsito e do transporte em Cataguases”, prevê Fabrício Zulato.

Fonte: PMC

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *