Projeto busca conscientizar alunos sobre a importância da preservação de mananciais para o abastecimento de água das cidades da região.
A mistura de tintas, desenhos e formas têm transformado muros de escolas municipais da Zona da Mata. A iniciativa é de um projeto, que busca conscientizar alunos sobre a importância da preservação de mananciais para o abastecimento de água das cidades da região.
No mês de agosto, 110 estudantes de quatro colégios de Cataguases, Leopoldina, Palma e São João Nepomuceno participaram da ação, chamada de “Mural das Águas, Arte Chuá nas Escolas”, realizada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Conscientização por meio da arte
Antes de receber a pintura dos muros e também o “Selo Chuá” de Escola Amiga do Meio Ambiente, alunos participaram de uma série de atividades relacionadas à reflexão e ao cuidado com o Meio Ambiente.
Foram realizadas ações que envolveram desde a troca de objetos reutilizáveis até a arrecadação de lacres de alumínio.
“Achei muito legal participar da pintura do muro da minha escola. A gente se divertiu bastante e ainda fizemos várias amizades. Isso sem falar no tanto que a gente aprendeu sobre a importância de cuidar da água”, disse a aluna Vivian dos Santos Ferreira, da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, em Leopoldina.
Segundo a professora Marly do Carmo Morais Rodrigues, o momento serviu para a formação de novos transformadores da sociedade. “Tenho certeza que esse momento ficará na memória deles por muito tempo, fazendo com que se tornem os novos semeadores dos cuidados com o meio ambiente”, disse.
O programa
Criado em 2017, o Chuá Socioambiental amplia a consciência dos alunos dentro de projetos do Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, que integra a Agenda ESG da Copasa.
Fonte: G1