BOMBEIROS MONTAM BASE AUTÔNOMA CAPAZ DE ATUAR EM QUALQUER TIPO DE MISSÃO

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) é uma das instituições que mais atuaram em missões fora do Brasil e as experiências vividas em outros continentes agregaram conhecimentos importantes que estão sendo implementados na corporação, com o objetivo de proporcionar aos nossos militares condições de atuar em qualquer missão do mundo com soluções próprias, sem onerar a quem demanda ajuda.

Com base na estruturação logística de resposta a desastres, o CBMMG, por meio do Batalhão de Emergência Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), tem desenvolvido um trabalho de criação e implemento logística própria, seguindo critérios internacionais de operações humanitárias, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma das etapas de desenvolvimento deste trabalho é a capacidade de resposta à desastres com uma Base de Operações padronizada, com autonomia de operação e permanência durante o atendimento e resposta a desastres, como ocorrido na participação em eventos marcantes no histórico do CBMMG (Operações Moçambique, Haiti, Turquia e mais recentemente no Canadá).

O acampamento

Para aferir a capacidade de resposta do CBMMG nos padrões internacionais, uma equipe composta por 42 militares irão participar de um exercício de mobilização (MobEx), com duração de 4 dias, em que toda a estrutura logística de autossuficiência de resposta a desastres será montada nas estruturas da Academia de Bombeiros Militar.

Durante o MobEx, o atendimento de ocorrências e demandas ordinárias do Bemad serão gerenciadas a partir da Base de Operações, composta por posto de comando, sala de reuniões, refeitório, posto médico, almoxarifado, alojamentos, área de cães, palco de equipamentos, áreas de descontaminação bem como instalações para banho e higiene pessoal. Interessante ressaltar que toda a estrutura foi montada pelos próprios militares, incluindo as instalações para banho e outras dependências.

Importância da atividade

Durante as várias missões em outros países ou outros estados, o CBMMG tem buscado oferecer ajuda demandando o mínimo possível de quem está passando por desastres. Fato que ocorreu em 2019 na missão Moçambique quando os militares embarcaram levando água potável, ração militar, equipamentos e até viaturas para o deslocamento em solo africano. Em 2021, na missão Haiti, os militares tiveram que improvisar a instalação de purificadores de água potável nas comunidades e também para o uso próprio já que a cidade havia sido devastada por furacões. Já neste ano, os bombeiros militares que atuaram na Turquia enfrentaram temperaturas negativas, o que impediria o trabalho dos militares se não possuíssem a vestimenta com o que há de mais moderno para que não sofressem hipotermia.

Agora, eles avançam mais uma fase e constroem uma base inteira com logística e tecnologias móveis, capazes de serem adaptadas de forma efetiva em qualquer terreno e natureza de desastre, ofertando à população mineira os procedimentos mais atualizados no que se refere a gestão na resposta a desastres.

Serviço

Mobex – Bombeiros montam base autônoma

Datas: 31 de agosto (data reservada para atendimento da imprensa)

Local: Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Endereço: Av. Santa Rosa, 10 – Aeroporto

Horário: a partir das 11h30

Fonte: RCWTV

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *