Edição 2023 – Belo Horizonte, por conta do projeto histórico lançado no município no último ano, que permitiu um avanço estrutural na Princesinha da Zona da Mata em relação ao uso da tecnologia para a oferta de serviços públicos dentro do conceito de Cidade Inteligente.
Entre as diversas iniciativas, originárias de todo o Estado de Minas Gerais, o Cataguases obteve destaque e será homenageado, na abertura do Fórum Internacional de Minas Gerais, a realizar-se no dia 27 Junho de 2023, a partir das 9h, no Hotel Royal Golden Savassi, em Belo Horizonte.
Cataguases ficou entre os 16 melhores projetos de cidade inteligente, conforme apontado pela organização.
O Projeto de Cataguases reconhecido foi a Parceria Público-privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa, que inclui um pacote de serviços já em fase de implantação pela empresa vencedora.
Os serviços previstos em contrato incluem a substituição de toda a iluminação pública do município por lâmpadas em LED, construção de 10 usinas fotovoltaicas para suprir a necessidade dos prédios municipais com energia limpa produzida por meio da luz do sol, instalação de 26 quilômetros de fibra ótica que vão levar internet de alta velocidade para os serviços públicos municipais, 17 locais públicos com instalação de rede de internet por sistema de wi-fi, 35 pontos de monitoramento urbano com 68 câmeras de segurança e construção de um Centro de Operação para a análise das imagens de segurança captadas.
O Cidades Inteligentes – Fórum Internacional de Minas é o primeiro congresso voltado à agenda Smart Cities das Gerais. Fundado em 2017 pela Govtech Brasil Master ®️, em Belo Horizonte, a iniciativa nasceu da visão de fortalecer e dar visibilidade aos projetos relacionados direta e indiretamente ao tema, desenvolvidos pelos municípios.
Fonte: PMC