Fernando Monteiro – a história por trás da história.
Fernando Monteiro, um Cidadão Honorário Cataguasense, nascido no Rio de Janeiro, é Policial Federal. Filho de Hailton Monteiro e Neide Mendonça Rezende, e pai da Ana Lu, foi bancário, comerciante, trabalhou dentro da REGAP – PETROBRÁS – é ex-proprietário de escritório de contabilidade. Fernando é um eterno estudante das relações sociais, que aprendeu, desde muito cedo, que todo poder emana do povo.
Já foi dono de bar na grande BH, estagiário de Direito, já teve um escritório de contabilidade na época em que não “existia” internet, ex-bancário, participou de centenas de Operações na Polícia Federal, inclusive nas Fronteiras da Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela e Argentina.
No contexto de sua história é preciso falar de Hailton Monteiro, seu pai. Um paraense, que chegou a Cataguases nos anos 50, Comandante do Tiro de Guerra na condição de Sargento do Exército. Nesse período, Hailton conheceu Neide Mendonça Rezende, uma Cataguasense nata, mulher de muita fibra e coragem, com quem se casou. Mudaram-se para Belém do Pará pouco tempo depois e tiveram dois filhos, Marcus e Márcia. Para Hailton, abandonar a carreira militar foi um passo muito importante que convergia com sua opinião política. Por esse motivo, passar no concurso da Petrobrás abriu novas portas para ele e sua família, levando-os até o Rio de Janeiro, onde nasceu o terceiro filho do casal, Fernando.