Drive-thru na UFJF imuniza população contra a Influenza

Campanha organizada pela Prefeitura teve colaboração de docentes e alunos da Faculdade de Enfermagem

A manhã deste sábado (25) foi marcada pela vacinação contra o vírus da Influenza no Campus da UFJF. A instituição voltou a ceder espaço para a realização de mais um drive-thru, organizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A iniciativa, que foi realizada no estacionamento da Faculdade de Educação, contou com a parceria de professores e estudantes da Faculdade de Enfermagem (Facenf), e ocorreu de 8h ao meio-dia.
A aplicação das doses foi direcionada para gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários, membros das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde de 18 anos ou mais.
Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas precisavam apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG). Já o trabalhador tinha de levar declaração ou comprovante (contracheque, carteira de trabalho) de vínculo profissional. Crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) não estavam sendo vacinadas no drive-thru. Como informou a PJF, a vacinação para o público infantil, neste sábado, estava programada para ser realizada no prédio da Vigilância em Saúde, localizado na Avenida dos Andradas 500, no Centro, entre 8h e 13h. No momento em que a reportagem da Tribuna esteve na UFJF, entre 9h e 10h, a demanda pela procura da vacina era baixa.

Proteção contra Influenza

A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus da gripe em circulação: H1N1, H3N2 e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19. As pessoas imunizadas contra a Influenza em 2021, independentemente do mês, devem se vacinar na campanha de 2022. A partir desta segunda-feira (27), a vacinação será ampliada para toda a população.

Fonte: Tribuna de Minas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *