Turismo rural e de aventura movimentam Zona da Mata

O ex-aluno do Programa de Agente de Turismo Rural do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Francisco Cabral, mais conhecido como Xyko, de Carangola, criou a agência Éocombatente Adventure, que promove o turismo rural e de aventura na Zona da Mata. Os roteiros valorizam as belezas naturais, a gastronomia e o artesanato mineiro, com destaque para os produtores locais.

Neste mês, a agência promoveu a 7ª Expedição Off Road da Rota do Café & Cachaça – Caminhos do Pico da Bandeira, que reuniu 150 pessoas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e do Distrito Federal.

Francisco comemora o sucesso do evento, que superou os desafios impostos pela pandemia de covid-19. “Mostramos que, mesmo em momentos difíceis, não podemos parar. Na crise a gente cria. Com planejamento, tranquilidade e segurança, é possível seguir fomentando o turismo e divulgando a nossa região”.

Rota

Durante quatro dias, os turistas passaram por cerca de dez municípios. O roteiro foi marcado por passeios em propriedades rurais e seus cafezais, cachoeiras e alambiques. Uma das paradas foi em Caparaó, onde os participantes visitaram o Sítio Centenário. O espaço faz parte das atrações turísticas da região por sua história, belas paisagens e boa comida. A inclusão do sítio na rota foi comemorada pela anfitriã, Dayane Silva Faria Xavier, que se formou agente de turismo rural na mesma turma que o organizador do evento.

Dayane inaugurou, neste ano, o Restaurante Rural na propriedade e foi lá que ela serviu um café da tarde com os produtos fabricados no sítio, como café especial e chocolate com café, aos participantes da expedição. “Com o restaurante, a visão da nossa comunidade tem se ampliado para o turismo rural. A experiência foi incrível! Mais um incentivo para nós e para outros moradores que estão enxergando as possibilidades que essa atividade oferece. Fizemos parceria com vizinhos para degustação de doces caseiros e queijos e recebemos retornos positivos de todos”, contou.

“Segundo os participantes, o Sítio Centenário ofereceu a recepção mais calorosa e aconchegante em todo evento. Simples, original e maravilhoso”, comentou o organizador.

À direita: Xyko e Dayane

Conhecimento 

Francisco também tem participado de cursos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES sobre a produção artesanal de cachaças e queijos. Ele acredita que o conhecimento o ajuda na interação com os turistas e os produtores durante os passeios. “Vibro com o trabalho dos produtores locais , incentivo a se capacitarem, buscarem qualidade e se organizarem para criar oportunidades de produção e comercialização. Tudo isso está ligado ao turismo, e nossa região precisa se aprimorar”.

Agenda

De 12 a 15 de novembro, a agência promove o Off Road das Mulheres e das Patroas – esmalte, espelho, perfume e batom na Rota do Café & Cachaça.

A Expedição Off Road da Rota do Café & Cachaça – Caminhos do Pico da Bandeira de 2022 será de 12 a 15 de novembro, e as inscrições já estão abertas.

Fonte: Senar MG

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *