Catrans divulga nota de esclarecimento sobre mudanças nos horários dos ônibus

A CATRANS, órgão responsável pelo trânsito e transporte de Cataguases, vem a público informar à população Cataguasense os motivos das alterações realizadas  no transporte coletivo.

Vivemos hoje a situação da pandemia em cenário global, onde o Brasil vem enfrentando um momento crítico, e isto não é diferente na cidade de Cataguases.

Os dados referentes ao preço dos combustíveis no país são assustadores, conforme  mídia:

Com alta de 51%, preço da gasolina deve subir ainda mais

https://www.cnnbrasil.com.br.

É sabido que o combustível é uma das principais matéria prima do transporte coletivo, assim como a mão de obra humana (motorista e cobradores), dentre outras.

A cidade de Cataguases hoje com 75000 habitantes aproximadamente  conta com 25 linhas em operação, enquanto uma cidade como Muriaé com o dobro de habitantes  encontra-se operando com 15 linhas.

Toda mudança gera transtorno, mas precisamos entender que devido ao número de veículos hoje circulando na cidade, o aumento populacional,  a criação de novos bairros, já não comporta o prazo de  30 minutos para cumprimento de horário de um transporte coletivo  com segurança.

É necessário que cada parcela da sociedade participe em prol de mudanças como forma de melhoria em nossa cidade. Não é apenas o Poder Público, a CATRANS, as empresas de transporte coletivo responsáveis pelas mudanças, todos devem contribuir, haja vista o interesse coletivo de um transporte melhor, seguro e eficiente.

Antes de proceder a referida alteração, a CATRANS efetuou fiscalização desde o mês de janeiro/2021 visando os protocolos de higienização no tocante à prevenção do COVID-19, percebemos a necessidade de algumas alterações e que  sem uma mudança não teríamos como manter o sistema de transporte em operação.

Após diversas fiscalizações e com o retorno das aulas, a CATRANS procedeu algumas alterações como: as linhas contam hoje com tempo de 40 minutos para percurso seguro; bairros que circulavam 03 /04 carros passaram a ser atendidos por 02 com cada um saindo em horário diverso; o tempo de lanche foi retirado, proporcionando mais tempo de viagem; algumas linhas retornaram com horário estendido à noite, atendimento aos domingos e feriados em algumas linhas, o que havia sido reduzido no período mais alto de pico da pandemia.

Sendo assim, fica claro que o objetivo do órgão de trânsito não é retirar linhas ou prejudicar a população, mas justamente ao contrário, o objetivo é conseguir  manter o transporte público de forma contínua, mesmo em meio a este cenário caótico em que passa nosso País.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cataguases

6 Comentários

  1. Vcs deveria olha pra gente quer trabalhador depende de ônibus pra trabalhar vcs tirou linha taguara preta 6.20 colocou outro ônibus sendo quer não faz mesmo quer linha da taguara preta esse horário todos trabalhadores tava sastifeito com horário agora veio essa inundação temos quer racha pé pra não entra no serviço atrasado vcs deveria olhar pra gente quer trabalhador outro quer não trabalhar pode depender de qualquer horário agora trabalhadores não temos nosso horário de entrada igual vcs tem de vcs ver isso Tá Bem

  2. A noite, tanto nos dias úteis quanto aos domingos e feriados, os horários noturnos poderiam ser estendidos até 22:00. É que muitos trabalham até este horário.

  3. Os horários de ônibus que atendi a população da granjaria e do Isabel Tavares ficou uma vergonha para os trabalhadores que precisam da linha que atendi o Taquara preta agente sai do trabalho as 18:00 e só temos ônibus as 19:00 se a intenção não era prejudicar o responsável pela distribuição dos horários precisa rever melhor suas atitudes temos 5 ônibus da bonança descendo pra taquara as 18:00 e nenhum no Léo e nos a população que precisamos de ônibus que se ferre não e mesmo ?

  4. Eu agradeço a catrans e a viação bonança que teve ciência que necessitava de fazer um reajuste na linha Sebastião Adolfo, principalmente nos horários da tarde, com os retornos escolares, nós estávamos sem ônibus para retornarmos após término das aulas no Vigário Cassimiro. Eu liguei conversei passei o grau das dificuldade e eles me atenderam com respeito e educação. Hoje mesmo minha filha pequena já retornou de ônibus com a minha mãe depois da escolinha e tbm favoreceu meu filho que sai mais tarde do Senai.

  5. Vocês tem que ver os horários que as pessoas pegam pra trabalhar. O ônibus do Léo que fazia São Sebastião/ Bom Pastor agora só começa a circular as 6:55. Trabalho no Bom Pastor é preciso estar lá as 7h. Não tem ônibus nesse horário mais para eu ir trabalhar. Antes da pandemia essa linha começava a circular mais cedo. Vcs tem que rever os horários.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *