Hospital de Cataguases presta homenagem ao Deputado Fernando Pacheco.

O provedor José Roberto Furtado com o deputado estadual Fernando Pacheco (imagem em destaque)

Os integrantes da Mesa Diretora do Hospital Guilherme Valle de Souza (procurador), Ulisses Portela Neto (1º tesoureiro), Carlos Alberto Vieira Pinheiro “Betinho” (1º secretário), José Roberto Furtado (provedor), o deputado estadual Fernando Pacheco e Pedro Arimatheia Alves (vice provedor).

Durante encontro realizado na segunda-feira, 31 de agosto, na Provedoria do Hospital de Cataguases, o Deputado Estadual Fernando Pacheco recebeu o Certificado de Honra ao Mérito “por suas ações de efeito direto e indireto nessa árdua luta que tivemos e ainda estamos enfrentando no combate à essa pandemia” ressaltou o provedor José Roberto Furtado, no momento da entrega da homenagem ao deputado.

Além do provedor José Roberto Furtado, também participaram da homenagem ao deputado Fernando Pacheco os integrantes da Mesa Diretora do Hospital Pedro Arimatheia Alves (Vice-Provedor), Ulisses Portela Neto (1º Tesoureiro), Carlos Alberto Vieira Pinheiro “Betinho” (1º Secretário) e Guilherme Valle de Souza (Procurador), o superintendente geral Maximo Barbosa da Silva, o diretor comercial Eliermes de Souza e o assessor jurídico Rafael Vilela Andrade.

O deputado Fernando Pacheco, além de direcionar R$ 1.006.000,00 (um milhão e seis mil reais) em emendas parlamentares ao Hospital, sempre se mostrou solícito em receber, direcionar e acompanhar outras demandas da instituição, como certidões e várias ações burocráticas que pudessem atrasar ainda mais a liberação de recursos para aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos hospitalares, cujos preços, em determinadas situações, chegaram a apresentar alta de mais de 600%.

“Por isso a importância de termos um representante, com canal aberto de diálogo, na Assembleia Legislativa de Minas”, lembrou o Procurador Guilherme Valle de Souza. É mais do que justa essa homenagem e nós a fazemos com a certeza de que podemos contar com seu apoio direto e a sua intermediação nas demais questões necessárias ao bom funcionamento da nossa instituição”, afirmou.

O Provedor José Roberto Furtado explicou ao deputado todo o planejamento que está sendo elaborado para tornar o Hospital de Cataguases uma referência ainda mais ampliada na nossa região.Abordou temas como a parceria que está sendo finalizada coma UNIFACIG, a reforma interna no atual prédio principal, a necessidade de refazer toda a estrutura de distribuição interna de energia elétrica, bem como os estudos para instalação de placas solares no edifício que pode proporcionar uma grande redução nos custos mensais da energia elétrica, explicou que também já há um planejamento para a perfuração de um poço artesiano para o fornecimento de água ao hospital, “o que reduziria drasticamente nossa dependência do fornecimento externo”, enfatizou.

José Roberto abordou ainda os projetos para utilização de parcela de terra da Fazenda da Fumaça, pertencente ao Hospital, em parceria com Universidade ligada à agricultura e conservação ambiental, e de várias ações sendo estudadas para a área de assistência social no município e região.

José Roberto falou sobre a parceria que está sendo finalizada com a Faculdade – UNIFACIG, de Manhuaçu, para trazer para Cataguases alunos formandos no curso de Medicina, que vão realizar a fase de internato no Hospital de Cataguases. “A nossa expectativa é de que essa fase já tivesse começado este ano, mas, infelizmente, precisou ser adiada por causa da pandemia. Pelo planejamento formatado serão 8 médicos professores e cerca de 25 estudantes que estarão finalizando o curso e, com isso, aumentando o número de atendimentos realizados no hospital, já que os alunos, em todos os procedimentos, estarão acompanhados pelos médicos professores, além de trazer mais recursos financeiros para o município”, explicou.

O Deputado Fernando Pacheco agradeceu a homenagem recebida como reconhecimento pelas ações em prol do Hospital de Cataguases e reafirmou seu compromisso de realizar todos os esforços necessários, tanto na Assembleia Legislativa de Minas, quanto junto aos órgão ligados ao governo mineiro e até mesmo do governo federal, para agilizar a viabilização de projetos objetivando benefícios para a coletividade, não apenas de Cataguases, mas de qualquer cidade mineira.

Ele apresentou uma extensa relação com dezenas de municípios atendidos com recursos estaduais ao longo de seu mandato, principalmente, neste período de pandemia. “É preciso deixar claro que, na gestão anterior do município, nenhuma solicitação nos foi apresentada e nem mesmo verbas que destinamos para Cataguases foram utilizadas. Em muitos casos, existem programas estaduais e federais, com verbas já estabelecidas nos respectivos orçamentos anuais, que deixam de ser empregadas porque os gestores municipais não apresentam os projetos de acordo com as normas estabelecidas. Por isso coloco meu gabinete à disposição para auxiliar na formatação e apresentação desses projetos de forma a que sua aprovação e execução aconteçam o mais rapidamente possível” disse o deputado.

Fernando Pacheco ainda se colocou à disposição para colaborar com os projetos apresentados pelo Hospital de Cataguases, reconhecendo que sua implementação poderá levar o município a um patamar ainda mais elevado de importância na referência para o atendimento na saúde, bem como poderá contribuir para o seu próprio desenvolvimento econômico, já que haverá geração de novos empregos, melhorando as condições sociais de muitas famílias e acarretando mais recursos circulando no comércio de Cataguases e da região.

“Fico gratificado com o reconhecimento do trabalho que estamos realizando na Assembleia Legislativa e me coloco inteiramente à disposição do hospital para alavancar os projetos idealizados e torná-los realidade em benefício da nossa coletividade o mais brevemente possível” finalizou o deputado Fernando Pacheco.

Camilo Vória – Assessor de Relações Públicas do Hospital de Cataguases

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *