Maria Alcina comemora aniversário e é esquecida pela secretaria de cultura de Cataguases

Pesquisamos as redes sociais da SECULT, PMC e da página pessoal do secretário, Markin Andrade. Nenhuma congratulação a nossa maior artista em evidência. Artista completa setenta e dois anos. “Parabéns Maria Alcina”

Maria Alcina (Cataguases22 de abril de 1949) é uma cantora brasileira. 72 anos

Entre seus maiores sucessos estão Fio Maravilha (Jorge Ben) — vencedora da fase nacional do Festival Internacional da Canção de 1972 — e Kid Cavaquinho (João Bosco e Aldir Blanc). Com Fio Maravilha, fez o Maracanãzinho vibrar e conquistou o estrelato.

Dona de uma voz grave e de uma presença de palco contagiante, ganhou o Troféu Imprensa, participou de programas de televisão como a Discoteca do Chacrinha, o Qual é a Música? e todos os outros da época. Percorreu o Brasil com seus shows e ficou conhecida internacionalmente. Sua maneira exótica de se vestir se compara muito a Carmem Miranda. No início de sua carreira, trabalhou durante seis anos em um circo.

Em 1976, foi destaque principal no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro pela escola de samba Beija-flor, se destacando em uma alegoria onde representava o animal “veado” no enredo “Sonhar com rei dá leão” do carnavalesco Joãozinho Trinta. Sua performance foi tão marcante que uma foto sua foi escolhida para ser a capa do LP das escolas de samba de 1977.

No ano de 2004 gravou um CD de batida eletrônica, chamado Agora, com o Bojo, banda composta por Maurício BussabFê PinattiDu Moreira e Kuki Stolarski. No CD, alguns clássicos de sua carreira, com roupagem eletrônica, como Eu deiAlô, alô e Fio Maravilha; além desses sucessos, canções inéditas.

Em 2010 gravou o CD Maria Alcina Confete e Serpentina produção de Mauricio Bussab e ganhou o premio da musica brasileira como melhor cantora e melhor CD.

Em 2014 gravou o CD de nome De Normal Bastam Os Outros com a produção de Thiago Maques Luis comemorando 40 anos de carreira. Tem composições de Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, Pericles Cavalcanti, Felipe Cordeiro, Anastacia, Karina Bahur, Oswaldo Nunes, Adoniran Barbosa, João Bosco e Aldir Blanc, Totonho e os Cabras, Jorge Ben Jor, Chico Anisio,e a participação de Ney Mato Grosso, cantando a musica Bigorrilho. O disco foi recebido com entusiasmo pela crítica especializada e o show de lançamento considerado um dos melhores de 2014 pelo jornalista Alexandre Eça.[2]

Em 2016 lança o DVD DE Normal Bastam Os Outros no Sesc Belenzinho. O DVD foi gravado no Auditório Ibirapuera em São Paulo, dirigido por Thiago Brito e Rafael Saar, produzido por Thiago Marques Luiz.

Fonte: Wikipédia

Sidney Magal
Rei Roberto Carlos
Alcione
Caetano Veloso
Moacir Franco
Silvio Santos
Geraldo Luís
Agnaldo Timóteo
Odair José
Leão Lobo
Ronnie Von
Fafá de Belém
Stepan Nercessian
Ângela Maria
Ney Matogrosso
Cauby

Por Portal Cataguases/Fotos Página pessoal da artista

9 Comentários

  1. Bom dia.
    A Maria Alcina é minha amiga pessoal e a cumprimentei pela passagem do seu aniversário. Isso em âmbito privado como fazem os amigos íntimos. Nós aqui da Secretaria de Cultura e Turismo a homenageamos sim, no projeto “Mulheres que Embalam o Mundo” ela foi uma das primeiras mulheres a ser homenageada. A sua pesquisa então se baseou apenas num dia e não em todo o conteúdo que divulgamos na página da secretaria de cultura e Turismo. A Maria Alcina sabe e reconhece o carinho e o respeito que todos nós temos por ela. Penso que sua matéria sensacionalista focou apenas no que diz respeito à publicidade e isso não é o caso dela que é uma grande artista e sabe do carinho e da amizade que temos. Foi aniversário da grande atriz Fernanda Lobo e nós também a homenageamos no mesmo projeto e isso não foi percebido em sua pesquisa. Fernanda Lobo foi uma grande artista cataguasense como tantas outras e outros que merecem nossa admiração e respeito. Um abraço e sinta-se convidado a acompanhar mais de perto as nossas publicações e assim se interar melhor dos nossos conteúdos.

    1. Excelência, achei que a nossa artista era pública, então para o sr vale os parabéns somente no privado? Não vejo como sensacionalista a matéria. Aceite como uma crítica respeitosa, não o ofendi em momento algum, constatei somente uma realidade. Sei do seu potencial e não o resumo em um só dia. Se for citar nomes, poderei lembrá-lo de outros que V. Excia também esqueceu de mencionar. Acompanho suas publicações e por isso percebi o quanto está longe de fazer a diferença nessa secretaria. Lembre-se que hoje você está em um cargo público e nosso papel é de divulgar suas ações e não tem nada de pessoal. E obrigado por ser um leitor do Portal Cataguases. Nos colocamos á sua disposição para veicular assuntos de interesses de sua secretaria.

      1. Lembrando que o aniversário da nossa querida Maria Alcina foi ontem, 22 de abril de 1949 e só hoje foi lembrado, então o site também deveria está mais atualizado.

        1. *Lembrando que o aniversário da nossa querida Maria Alcina foi ontem, ela nasceu em 22 de abril de 1949, fez 72 anos, e só hoje foi lembrado, então o site também deveria está mais atualizado.

          1. Maria, obrigado por sua participação. É só conferir que verificará que a matéria foi publicada ontem dia 22/04.

  2. Adoro essa musa da canção brasileira Maria Alcina tenho muita coisa linda dela. Eu mandei várias fotos e show que fez em Cataguases na época Maria Lúcia foi prefeito.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *