Deputado Cleitinho mobiliza lideranças para impedir aumento abusivo nas contas de água

Cleitinho tem sido um guerreiro na luta dos direitos da população

O Deputado estadual Cleitinho Azevedo está iniciando uma mobilização em todo o estado de Minas Gerais para impedir um aumento abusivo que poderá ocorrer nas contas de água da população, a partir de julho deste ano. O parlamentar está convocando prefeitos e vereadores para se unirem e barrar a proposta de revisão tarifária que está sendo apresentada pela ARSAE – Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto em Minas Gerais.

A revisão do modelo tarifário deve ocorrer a cada quatro anos e em 2021 o prazo se finda em 30 de maio. Atualmente as concessionárias do serviço de água e esgoto, como COPASA e COPANOR, cobram 25% do valor da conta de água de pessoas que tem coleta de esgoto e 100% para quem tem tratamento. A ARSAE sugere uma tarifa única de 75% tanto pra coleta, quanto para tratamento. Ocorre que na maioria das cidades, não existem números expressivos de esgoto tratado, como em Divinópolis, onde menos de 20% do esgoto da população recebe tratamento. Caso aprovada a mudança proposta, 80% da população passará a pagar mais 50% sobre o valor que já paga hoje (os 25% que já pagam mais 50% para inteirar os 75%).

“O montante não representa um valor significativo para quem já paga 100% e diminui só 25% e aumenta em 50%¨para quem paga só o valor de coleta, isto é um abuso e tem que ser revisto, ainda mais e um ano de pandemia” afirma Cleitinho que diz ainda que a COPASA mais uma vez está tentando arrancar dinheiro da população para fazer obras que são sua obrigação fazer e que na maioria das localidades estão em atraso, como a ETE do Rio Itapecerica em Divinópolis, que deveria ter sido inaugura no ano de 2016.

Em vídeo que já está circulando nas redes sociais, ao lado do irmão, o Vereador divinopolitano Eduardo Azevedo, Cleitinho diz que o que a COPASA quer é o mesmo que montar uma pizzaria com os clientes pagando pra comprar tudo que precisa e depois, quando forem comer a pizza, mesmo tendo que pagar por ela apesar de terem construído o local, o dono da pizzaria diz que ela ainda não está pronta e pede pra você continuar pagando e mais caro.

O vídeo é uma convocação para todos os prefeitos e vereadores participarem das discussões sobre o assunto, já que a ARSAE vai promover audiências públicas para discutir o tema. Após esta definição, irão enviar para a Assembleia um projeto a ser votado pelos deputados e a pressão das bases será muito importante para que a medida não seja aprovada.

Embora a ARSAE defenda que a partir do marco regulatório que já está em vigor, as concessionárias serão obrigadas a investir em tratamento, o Deputado Cleitinho entende que a população já pagou demais e o investimento tem que vir é da empresa, afinal ela que ganha com isso. Se quiser discutir um novo modelo, só daqui a quatro anos, na próxima revisão tarifária, quando ela então já tiver terminado todas as obras que prometeu em contrato.

Fonte: Assessoria Dep. Cleitinho

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *