Astolfo Dutra: Gestão aposta em turismo rural e educação

Município segue com investimentos em áreas essenciais e, dessa forma, vem garantindo condições melhores à população

Por AMPAR/CIMPAR

astolfo dutra
Astolfo Dutra apoia lazer e festas culturais

Educação como base. É nela que acredita a gestão do município de Astolfo Dutra para formar bons cidadãos. Na cidade, com cerca de 15 mil habitantes, a Prefeitura segue investindo na capacitação dos profissionais para o enfrentamento do “novo normal” e em outras áreas com apoio da Ampar/Cimpar.

Para garantir educação a todos, foi criado o projeto Educa em Casa. Por meio de grupos de Whatsapp, foram ministradas aulas com vídeos interativos e entrega de atividades impressas. Como o momento é bastante delicado e muitas famílias passam por dificuldades, a Prefeitura montou um kit alimentação supervisionado por nutricionistas, destinado aos alunos, na tentativa de minimizar os efeitos da pandemia. “Fornecemos material escolar, mochilas, e temos a ideia de fornecer tênis aos alunos da rede municipal de ensino. Atualmente dispomos de sala de aula com ar-condicionado e fornecemos transporte escolar gratuito desde os primeiros anos de ensino até o curso superior”, detalha o prefeito de Astolfo Dutra, Bruno Ribeiro.

Não só de aluno é composta a educação. Parte fundamental neste processo são os professores. Para valorizá-los, foi feita a recomposição salarial para os profissionais de magistério, além da criação do plano de carreira e do vale alimentação para todo o funcionalismo público municipal, incluindo os docentes. Foram finalizadas as obras da Creche Municipal com capacidade para até 240 crianças. “Na Assistência Social, nosso município tem investido em projetos sociais como o Moradia Digna, destinado aos mais carentes”, acrescentou o chefe do Executivo.

Engrenagem para uma cidade funcionar

Para uma cidade ser atrativa a seus moradores, é necessário que toda uma engrenagem funcione. E Astolfo Dutra se destaca no conjunto saúde, mobilidade urbana, infraestrutura, asfaltamento. Para isso, novos veículos foram adquiridos, e a reforma do lava jato e do galpão da secretaria de transportes foi finalizada.

Em um momento em que equipamentos de saúde se mostram ainda mais fundamentais, Astolfo Dutra constrói uma Unidade Básica de Saúde no Bairro São José, faz a implantação de uma Unidade de Saúde no Bairro Manoel Figueiredo Linhares (Reta).  Além disso a reabertura da Associação de Saúde Olintho Almada, com projeto de ampliação nos atendimentos cirúrgicos e equipamentos de raio-X, em nível de pronto-atendimento e a Policlínica Municipal, bem como retoma a construção da Policlínica do Distrito de Santana de Campestre. A cidade inaugurou ainda a Farmácia de Minas, com medicamentos acessíveis a toda a população, e elabora uma pista de caminhada para exercícios ao ar livre. A cidade foi a única da região que implantou o Centro de Covid no momento do pico da pandemia.

astolfo dutra
Custeio e manutenção da Associação de Saúde de Olintho Almada

Astolfo Dutra: Pioneirismo, economia e qualidade de vida

O pioneirismo de Astolfo Dutra se mostra também no investimento em energia solar, sendo um projeto piloto na Zona da Mata, com economia para os cofres públicos. Na Segurança Pública, em conjunto com a Ampar/Cimpar, Astolfo Dutra planeja criar a Guarda Municipal e o projeto Olho Vivo. Este último irá monitorar por câmeras a cidade e seus distritos, visando proteção e segurança não só do que é patrimônio público mas de toda a comunidade.

A cidade possui a primeira Brigada Militar Municipal do Estado de Minas Gerais autorizada pelo Corpo de Bombeiros, como garantiu o prefeito. “Ela permite ao munícipio receber um serviço de combate a incêndios e salvamento formado, coordenado e supervisionado pela corporação de civis e militares com qualidade, competência e agilidade”, diz Bruno Ribeiro, acrescentando que a unidade se tornou modelo para outros municípios.

astolfo dutra
Astolfo Dutra possui a primeira Brigada Militar Municipal do Estado de Minas Gerais autorizada pelo Corpo de Bombeiros

Esporte e Turismo

Mostrar as belezas naturais para os visitantes está entre os ideais da gestão atual, além de explorar serras e cachoeiras e criar passeios e voos de parapente, visitas a propriedades locais estão dentro do circuito turístico rural de Astolfo Dutra.
Já no Esporte, a cidade ocupa a segunda colocação no estado, com mais de R$ 300 mil/ano de ICMS, para reinvestir em escolinhas e outros projetos na área. O mecanismo busca fomentar a realização de eventos e programas, bem como a organização da política esportiva em Minas Gerais.

astolfo dutra
Conheça as belezas naturais de Astolfo Dutra, que explorar passeios por serras e cachoeiras, além de voos de parapente

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *