De acordo com o órgão, o objetivo é apurar se pessoas que não se enquadram no grupo prioritário foram beneficiadas com a imunização
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um procedimento para apurar um eventual descumprimento dos planos Nacional e Estadual de Vacinação contra a Covid-19 pelo município de Cataguases. A apuração é feita pela 1ª Promotoria de Justiça e foi confirmada ao MG2 na tarde desta sexta-feira (22).
De acordo com o órgão, o objetivo é apurar se pessoas que não se enquadram no grupo prioritário, eleito pelas autoridades sanitárias, foram beneficiadas com a imunização.
Segundo o documento, a Administração tem 24 horas para enviar as seguintes comprovações:
- Encaminhar a relação de pessoas que já foram ou serão imunizadas, indicando o nome completo e qual o grupo prioritário pertence;
- Informar quantas doses foram destinadas a cada grupo prioritário;
- Explicar se foi possível vacinar todos os idosos em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI);
- Dizer se as doses aplicadas foram informadas no Sistema Nacional de Imunizações.
Em contato com a produção do MG2, o secretário de Saúde de Cataguases, Ricardo Mattos, informou que os critérios estão sendo respeitados e garantiu que, na próxima segunda-feira (25), vai enviar a documentação pedida pelo MPMG.
Ainda conforme o secretário, a cidade recebeu 698 doses nesta primeira fase. Até nesta quinta-feira (21), foram imunizados 100 idosos de ILPI e 183 profissionais de saúde.
Em nota, o MPMG ainda informou que está à disposição da população para receber novas denúncias, relacionadas à vacina ou não, pelos seguintes canais: telefone 127, site do órgão ou pelo e-mail pj1cataguases@mpmg.mp.br.
Fonte: G1 Zona da Mata