Hospital de Cataguases: 104 anos do Gigante Azul

Hoje o Hospital De Cataguases completa 104 anos de atendimento aos Cataguasenses.

Em um ano normal seria motivo pra comemorar, mas, em 2020, o grande prédio azul, que rasga o horizonte da cidade, está passando pelo seu momento mais delicado, enfrentando uma pandemia no limite de sua capacidade.

Essa trajetória não seria possível sem a participação de milhares de profissionais dedicados, da higienização até o corpo técnico de enfermagem. São heróis sem capa e espada.

Mas lembrar, parabenizar ao hospital, nada adianta se cada um de nós não fizermos a nossa parte nesse momento de pandemia. Vamos evitar aglomeração, usar máscara, higienizar mãos e solas de sapato. Vamos pensar que ao evitar uma contaminação, estamos garantindo a possibilidade de atendimento rápido e eficaz pra alguém que a gente ama.

Que Deus abençoe toda essa família chamada Hospital de Cataguases!

Texto: Muel Pereira

O Hospital

Fundado em 22 de dezembro de 1916, o Hospital de Cataguases é uma entidade beneficente de assistência à saúde, filantrópica. A entidade é mantida pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Cataguases e atende, por meio de convênios, particular e via Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde de Cataguases atende aproximadamente 100 mil pessoas, oriundas também de Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases. Também atende pacientes encaminhados pelo SUS Fácil.

O hospital possui 177 leitos, entre eles, 140 de internação. Oferece plantão de urgência e emergência, unidades de internação e observação, centro cirúrgico com sete salas. Possui Unidade de Tratamento Intensivo com 10 leitos, sendo nove credenciados pelo SUS e um leito para convênio particular. A unidade possui 450 funcionários e um corpo clínico de 83 médicos.

Fonte: Saúde MG 09/10/2013

Foto Capa: Gordinho Kta

Por Portal Cataguases

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *