Carta dos Médicos de Cataguases direcionada a população

Cataguases, 05 de agosto de 2020

À população de Cataguases,

Nós, médicos de Cataguases, estamos aqui para nos manifestar frente aos últimos acontecimentos e que nos dizem respeito.
Precisamos esclarecer que, desde o início da pandemia pelo novo coronavírus, em março de 2020, estamos atentos e discutindo diariamente, em nosso grupo de watsapp (e cumprindo o distanciamento social) sobre as notícias, estudos, trabalhos científicos e opiniões de especialistas que nos chegam, no sentido de colaborarmos com a condução das medidas em nossa cidade e prestarmos apoio ao comitê de enfrentamento ao Covid. Isso é claro e de fácil entendimento para todos. E não poderia ser diferente, pois a incerteza frente ao Covid19 é evidente, no mundo todo.
Nos preocupamos com a falta de cuidados preventivos da população, com as aglomerações, festas e festivais. Nos atentamos ao número e reposição dos EPIs, com a qualidade e número dos recursos humanos, com os protocolos e possíveis falta de medicações. Esse é o nosso trabalho e nossa essência! Muitos de nós estão na linha de frente e entendemos ser todos, co-responsáveis pelos resultados, embora nos sintamos, por vezes, frustrados frente à não observância, por vários ângulos, de tais cuidados.
Dito isso, é extremamente compreensível alguns questionamentos de colegas participantes e proativos, em um grupo de 100 médicos, de forma educada e elegante, de forma bilateral, inclusive e principalmente, questionamentos respaldados por sociedades de especialidades embora discordantes de outras regulamentações, a nós apresentadas, por outras entidades. É assim que se constrói um resultado. Citamos também como exemplo, as discordâncias frequentes entre Ministério da Saúde e OMS. Tudo é muito novo!
Lamentamos unicamente, o inadvertido vazamento de áudios para a população em geral, pois trata-se de um “recorte” ou “fragmento” de comuns questionamentos em nossa prática de discussão construtiva, em nosso grupo de watsapp . Fatos como esse, não trazem benefícios, frente a tantos outros conseguidos até aqui, por todos nós, desde o início dessa pandemia.
Afinal, estamos cientes e não vamos nos furtar em assumirmos o nosso papel, com o imprescindível apoio de todos os profissionais de saúde, Hospital de Cataguases, Poder Público, Secretaria de Saúde, entidades superiores e população, frente ao enfrentamento dessa pandemia, em benefício de todos .
Sigamos em frente e firmes com a certeza de estarmos cumprindo a nossa função, em prol da população de nossa cidade e microrregião.

Médicos de Cataguases

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *