Exclusivo: Cataguases e Dona Eusébia poderão receber 150 milhões para implantar o trem turístico

O projeto para implantar o trem turístico Cataguases/Dona Eusébia poderá acontecer.

O Valor de 150 milhõs corresponde ao trecho Cataguases/Mariana

Cidades como Viçosa e São Geraldo já receberam os investimento e deram sequência. 

Em estudos preliminares, tem a ideia de que 150 milhões de reais serão suficientes para a revitalização de toda malha viária e que beneficiará o trecho que corresponde, Barão de Camargo a Dona Eusébia/Mariana.

Em Cataguases quem está na frente das discussões é o pedagogo empresarial, José Edson Garcia e representando Dona Eusébia, o empresário Cláudio Amaral (Pudim) e o ex prefeito Mazinho. As questões jurídicas estão sendo resolvidas pelos advogados, Dr Rui Meireles de Melo e Dra Luíza Gouvêa de Melo Araujo.

A Linha Mineira, de Barão de Camargos à Lafaiete, poderá ser contemplada pela proposta apresentada com R$ 560.863.862,06, o que daria para reformar toda a malha ferroviária de Barão de Camargo, em Cataguases, até Lafaiete, reformar ou reconstruir todas as estações e colocar locomotivas e seus respectivos vagões para rodar novamente.
Mas isso depende da ação da sociedade e dos políticos de nossa região, que teriam que trabalhar e usar do seu prestígio junto aos governos de Minas e do governo federal para convencê los a destinar esses recursos para a nossa LINHA MINEIRA, ao invés de deixarem eles irem para a construção do METRÔ do BARREIRO, em BH.

Olhe que Interessante.pdf

Mensagem enviada ao gabinete do deputado Fernando Pacheco.

Tenho enviado informações sobre o andamento de um movimento muito forte no sentido de reestruturar e recuperar a ferrovia que liga Barão de Camargos, em Cataguases, até Mariana e, na sequência BH, a chamada “LINHA MINEIRA”, ao deputado Fernando Pacheco. Agora o trabalho, de mais de 20 anos desse pessoal, parece que está dando resultado. Já existe uma Frente Parlamentar ” Pró Ferrovias de Minas”, na Assembléia, presidida pelo Deputado João Leite, que inclusive está destinando recursos de sua cota parlamentar para financiar projetos locais e recuperar trechos pequenos com finalidade de implantação transporte de pessoas e turismo ferroviário, como é o caso do trecho de São Geraldo à Viçosa, passando pelo “Mirante da Serra” e por Coimbra. Um Grupo de Dona Euzébia e Cataguases também deseja implantar um TREM de TURISMO (Maria Fumaça) entre os 15 km que cortam as duas cidades.
Agora existe também a possibilidade de nossa região ser contemplada com recursos da multa aplicada à FCA, por conta do abandono do trecho da Linha Mineira, que já está sendo paga desde janeiro de 2020 e, que poderá ser aplicada para as obras de recuperação do trecho entre Barão de Camargos e BH. Neste sentido o grupo citado gostaria de contar com o seu apoio para ajudar na construção desse projeto. No meu entendimento, essa é uma bandeira que deveria ser defendia pelo deputado Fernando Pacheco, pois um projeto de desenvolvimento do turismo na região de cataguases e Dona Euzébia, sendo bem sucedido e, se encabeçado pelo pelo deputado, daria bastante projeção regional ao seu trabalho, se consideraremos que a indústria do turismo é a que mais cresce e melhor remunera no mundo. E por outro lado, se ele também consegue influenciar, junto ao governo de Minas, para que o dinheiro da multa seja aplicado na recuperação de todo o trecho, a projeção seria em todo o Estado.
O Dr. Virgílio Furtado está muito bem informado do andamento desses projetos e poderá dar a sua opinião relativa a assunto. Eu, particularmente, acho que pode dar muito certo e marcar positivamente o mandato do deputado Fernando Pacheco pra sempre, caso ele se proponha a defender essa ideia. Concluiu Cláudio Amaral.

Cláudio Amaral (Pudim) um dos idealizadores do projeto do trem turístico.

José Edson Garcia é o responsável pelo projeto em Cataguases.

Abaixo o áudio o Sr. Jherson Morais de Viçosa explica o projeto de revitalização da ferrovia:

*Em contato com o gabinete do dep. Fernando Pacheco, informaram que em respeito aos deputados que já estão cuidando desse assunto, e assim que for formalizado o pedido dos responsáveis pelo projeto, encaminharão aos integrantes da comissão Pró Ferrovias, que é presidida pelo dep. João Leite.

 

 

 

 

 

3 Comentários

  1. Eu só queria ir até Vista Alegre e olha que não gasta nem 1% disso aí.
    A propósito, a fábrica de papel já está funcionando?
    E o TRATAMENTO de esgoto?

  2. Como sempre o Site Portal Cataguases sempre demonstrando sua aliança nas ações que visam o Desenvolvimento de Cataguases.
    Neste projeto que há 20 anos vem sendo trabalho pelo Toninho (Visconde de Rio Branco) e Jerhson (Viçosa) e muitos outras pessoas de trabalham por paixão para revitalizar algo que não deveriam ter deixando de lado pelos governantes.
    Todos nós que trabalhamos pela revitalização espera que todos os Cidadãos do trecho de Cataguases X Mariana possam se integrarem nesta luta para dar aos nossos municípios uma grande renda que é o Turismo , tendo o seu carro chefe a Locomotiva “Maria Fumaça” com todo a sua beleza e glamur.

  3. So bla bla bla tudo que jose edson Garcia poe a Mao escorre para o ralo
    No inicio esse senhor era contra .a retomafa da via ferrea eu tenho audios comprovando.
    Mudou de ideia da pra desconfiar viu

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *